Voce tem algum disturbio de sono?

Insônia
Sonolencia excessiva durante o dia
Paradas da respiração dormindo
Já acordou com sensação de estar engasgado
Ronco


 
 
 
 


 
  07/11 - Novidades do 5º Congresso de Medicina do Sono realizado em Valenca - Espanha, em 28 de setembro a 02 de outubro de 2013 - por Dr. Alberto Jorge P. Peregrino especialista em Neurologia e Medicina do Sono

26/12 - Diretor Presidente do Centro de Medicina do Sono - Uberlandia - MG, participou ativamente do 20° Congresso Europeu de Medicina do Sono

 
     
Sintomas neuropsicológicos e psiquiátricos

Déficits cognitivos são uma constante nos casos de SAHOS moderada ou grave.
Muito freqüentemente os pacientes não referem como queixas ou sintomas mas podem ser comprovados através de testes neuropsicológicos específicos.

Nos pacientes com SAHOS existem dois tipos de déficits neuropsicológicos:

Déficits de funções neuropsicológicas primárias (memória e atenção) -

Os déficits de memória e atenção são causados pela sonolência excessiva, dessaturações da oxihemoglobina e geralmente revertem com o tratamento. A fragmentação experimental do sono em indivíduos normais demonstra uma relação progressiva e paralela entre o número de despertares e a redução progressiva de memória e atenção. O sono REM está intensamente associado com a neuro transmissão acetilcolinérgica, processamento de memória, sonhos e a fragmentação do sono REM contribui com a disfunção de memória.

Déficits de funções neuropsicológicas do lobo frontal -

Os déficits de funções psicomotoras relacionadas com as funções do lobo frontal, funções mais elaboradas como atenção, aprendizado, plane,arnento, fluência verbal, memória, podem persistir alteradas mesmo com o tratamento adequa,ndo com o CPAP por mais de seis semanas. Acredita-se que são causados pelo impacto da hipoxemia sobre o Iobo frontal e sobre os núcleos colinérgicos mesencefálicos persistindo após o tratamento, representando uma seqüela do quadro clínico ~17, 43, 58).


Sintomas psiquiátricos e comportamentais -

O impacto psicossocial da SAHOS também pode ser imenso. A sonolência excessiva e os roncos altos causam desajustes conjugais, familiares e profissionais, não sendo incomuns relatos de separações de casais ou declínio profissional, e sintomas depressivos, alterações do humor de manhã ao acordar. O risco de acidentes automobilísticos por causa da sonolência é 2 a 12 vezes maior em pacientes com SAHOS do que na população normal. O fato do motorista sonolento não conseguir avaliar o grau de sonolência subjetiva é um risco importante para determinação de acidentes. O grau de sonolência medido quer objetivamente (teste de latências múltiplas) ou subjetivamente (escalas e questionários) não são fatores preditivos do risco de acidentes.



Voltar

 

 
  Lecare Soluções Interativas